quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

11º Dia a tarde PunoTolar e duas aduanas La Paz


Meio de transporte mais usado em Puno


Pensei em ir assim mas acho que nao chegaria no sabado


Ate logo, pra galera, foi dificil!


O que me aguardava em La Paz

Comecei meu retorno já estava no inicio da tarde, e queria chegar ao hotel onde dormimos domingo, uns 320 km e duas aduanas de onde estava, portanto não podia perder tempo.
Ao sair de Puno, percebi pelo retrovisor que o Titicaca estava coberto com uma nuvem enorme e negra o que prenunciava um mau sinal, passei a olhar para frente e andei o mais rápido e seguro que podia, o vento estava a meu favor e a motoca andava como se estivesse parada.
Cheguei em Desaguadeiro, fronteira Peru/Bolívia e para minha surpresa todos os tramites foram razoavelmente rápidos, ou seja depois de 1 hora estava novamente na estrada.
Consegui inclusive dar uma ganhada na policia boliviana, o que é difícil, depois que fiz a imigração, que sempre é rápida, fui para a aduana, que é o rolo do veículo, no meio do caminho o policial me parou e disse que fosse na aduana e depois na policia,até sabia porque. Porém ao chegar na aduana o fiscal me disse que não tinha sistema e teria que ir até o povoado, ao que peguei a moto e fui, sem nem dar satisfação para a policia.
Chegando na aduana, povoado, me deixaram esperando, uns 20 minutos, normal, depois me atendeu e foi super educado e cordial, tudo que pagamos em Tambo Quemado, foi feito grátis ali, a tal memorização, as copias, tudo.
Sai da aduana e, obviamente, fui parado pelos policias que ficam depois do povoado, os mesmos que nos cobraram na vinda antes dos policiais da fronteira, porém ao chegar dei o mesmo golpe, disse que tinha pago registro na fronteira e não pagaria de novo, nem anotou nada desta vez e me mandou seguir, o que fiz prontamente.
Quase chegando a La Paz, havia uma nuvem, talvez mais assustadora que a de Puno, porém ela foi me arrodiando e só o que peguei dela foram alguns pingos, muito mais por sorte que por juízo.
Ao passar por La Paz, no horário de pico, por volta das 18:30, vi que o transito ali é sempre complicado, é um tal de buzina pra cá e pra lá, resultado, entrei no clima e não levei nem meia hora para estar na ruta em direção a Oruru. A chuva me deu apenas uma leve molhada, mas o que pegou foi o respingo dos outro carros, ficamos imundos eu e a motoca, porem, ao anoitecer estávamos no hotel em segurança, onde jantei, tomei um bom banho e fui descansar, pois no outro dia queria sair muito cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário