domingo, 24 de janeiro de 2010

3º Dia Resintencia/San Salvador de Jujuy - 875 Km

Bom dia, pessoal!

Bom dia, pois acho que maioria somente irá ler este post amanhã de manhã, pois já passa da 1 da manhã horário do Brasil, mas como previsto o dia hoje foi “pedrera”.

Começamos com um despertar ainda lembrando dos 820 Km de ontem, e uma noite mal dormida, pois o hotel era em uma rua muito movimentado e devemos lembrar que era sábado a noite. O somatório disto foi uma saída com uma hora de atraso, em relação ao combinado, mas tudo plenamente justificável.

Partimos de Resistência, já estava beirando as 10 da manhã após abastecermos as motos e o galão de reserva, os famosos 20 litros, com a intenção de chegarmos até Purmamarca, já a mais de 2000 metros de altitude, porém as coisas foram mudando conforme a temperatura aumentava e mais paradas eram necessárias para amenizar a sede e descansar um pouco o resultado foi que já era meio dia e estávamos a apenas 160 Km do nosso ponto de partida. E distante ainda quase 800 Km do nosso destino. O tempo foi passando e acho que fomos nos acostumando com situação, pois embora tenhamos feito varias paradas foram mais rápidas o que nos ajudou no final do dia.

O visual da viagem nos primeiros momentos era igual ao do dia anterior, campos e mais campos de pastagem, depois foi mudando para um banhado onde pouco pode se aproveitar em seguida uma vegetação de arvores de pequeno porte e sem pasto embaixo onde o que mais se via eram rebanhos e rebanhos de cabritas, acho que o único animal que se adapta a tal situação, embora houvessem também alguns, teimosos, cavalos, burros e bois, tentando descobrir algum pasto por ali. O detalhe é que todo esse bando de animais anda solto ao longo da via, sem nenhum tipo de obstrução entre eles e a estrada, o que se torna um risco, ainda mais para quem está de moto. Logo na partida de Resistência avistei um cavalo morto no acostamento o que me fez dobrar o cuidado nesta via.

Esta informação dos animais soltos, e mortos, ao longo da rota 16 não era novidade, já havia lido muitos relatos a respeito, outra coisa que não era novidade era que os guardas em Pampa Del Infierno sempre arrancavam dinheiro de estrangeiros, o que conosco foi resolvido com o fluente espanhol do Jorge e uma camiseta do projeto. O que eu ouvi apenas uma pessoa comentar, foi quanto ao cheiro de carniça que há nesta rodovia. Num determinando momento em um abastecimento eu e o Vilson chegamos a comentar sobre um cheiro ruim, mas nunca imaginamos que fosse de nós, depois o Vilson sugeriu algo como isso e eu rechacei na hora, porém quando paramos no final da tarde no trevo de Salta, cheirei meu casaco e percebi que o cheiro não estava muito bom mesmo.

A explicação ao certo não sei, mas posso garantir que foi a estrada com mais borboletas na pista que já rodei na minha vida, é a única coisa de anormal que pudemos averiguar.

Mais uma coisa que chamou a atenção foi a quantidade de lixo ao lado da rodovia logo após Monte Quemado, todo tipo de lixo, mas principalmente plástico de garrafas pet, um verdadeiro horror.

Um pouco antes de chegar ao trevo da rota 16 com a rota 9, que nos levaria até Jujuy, avistamos as primeiras montanhas, era a primeiro mudança de paisagem desde São Borja ou até um pouco antes, logo em seguida passamos por um posto de abastecimento com mais ou menos 190 Km rodados, porém resolvemos não parar, péssima escolha, é que tínhamos combinado de abastecer um pouco mais na frente para dividir melhor o último trecho até Jujuy, pois já sabíamos que não iríamos até Purmamarca.

Quando entramos na ruta 9, uma estrada ótima por sinal, andamos por mais de 90 Km e nada de posto, e como má notícia nunca vem só, o tempo deu uma fechada e rolou uma chuva, logo após, o Vilson sumiu do meu retrovisor, e depois o Jorge, parei no acostamento e o Carlão sugeriu que pudesse se combustível, estávamos com uns 280 Km rodados e minha moto tinha ligado a reserva com 255 Km o que na minha conta dá uns 25 Km/l, acho que nem YBR faria tanto, o Carlão disse que a dele havia ligado a lâmpada com 220 Km, resolvemos voltar e encontramos o pessoal abastecendo a moto do Vilson, o Carlão já aproveitou e colocou um pouco na dele, eu como sei economizar, disse que iria até o próximo posto. Após usn20 Km chegamos ao trevo de Salta em um posto e ao abastecer fiz minha média e deu mais de 24 por litro uma beleza.

No posto combinamos que faríamos uma janta especial pois o almoço foi improvisado em cima de uns tonéis de lubrificantes , e o cardápio eram sanduíches dos sabores mais variados.

Partimos, enfim, para Jujuy, chegando na cidade, fomos direto ao centro onde sabíamos que havia um centro de informação ao turista, e olha foi impressionante o atendimento do pessoal é de primeira, nos reservaram hotel dali mesmo, com valor e tudo, indicaram restaurante, disseram que qualquer coisa voltássemos e nos indicaram agencias para reservarmos hotel em São Pedro, para onde partiremos amanha cedo, aliás, falando em cedo, vou me despedindo por hoje, mas prometo que a noite escrevo mais e posto algumas fotos pois agora estou muito pregado.

Só para concluir a janta estava ótima, foi um rodizio de PARRILLA espetacular, regado a budweiser.

Abraço a todos.

Um comentário:

  1. Mas bah, tchê, que ritmo!!!As XTzonas estão uma beleza e ainda gastando pouco.
    Mas o guri de Pedro Osório de bandaninha saiu da conta. O pessoal lá das margens do Piratini deve tá tapado de vergonha. Mas ah, uma tunda de relho, já ajeitava isso.
    Estamos por perto.
    Abraço.
    Sílvio e Cátia

    ResponderExcluir