sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

7º dia São Pedro de Atacama - Iuique Aproximadamente 500 Km

Chegada em Tocopilla, costa do Pacífico

Por do sol em Iquique, Oceano Pacífico ao fundo

Lua nascendo na Cordilheira dos Andes, com um condor em pleno voo

Iquique à noite

Centro de Iquique

Este foi um dia incrível, como vem sendo toda a viagem, porém com um charme todo especial, o dia começou as 4 da manhã, com o passeio aos gêiser, em El Tatio, que já postei as fotos, mas tenho também que tentar narrar as sensações vividas, o que é bem difícil.
Saímos do hotel por volta das 4:30, um pequeno atraso, normal nos passeios por aqui, e partimos para El Tatio, chegando lá tínhamos que pagar 5.000,00 chilenos (algo como 20 reais) para entrar, (além dos 14.000,00 cobrados pela agência para o translado e o café que seria servido no parque mesmo, ocorre que estudante tem desconto, portanto recomendo a todos que tragam suas credenciais de estudantes pois terão vantagens, com isto paguei apenas 2.000,00 chilenos para ingressar ao parque.
Chegamos ainda noite e com uma temperatura de -3,5 ºC, pois é quando melhor se observa o fenômeno.
A partir daí as fotos que já postei falam bem melhor que minhas palavras, porém posso ressaltar que o barulho que faz aquela água fervente saindo da terra é assustador. Após várias fotos e já com o dia clareando foi servido o café, detalhe o leite foi esquentada e ovos foram cozidos na própria água dos geisers, uma coisa fantástica. Após nos alimentarmos e o sol aparecer, fomos até as piscinas termais, onde somente eu e Vilson encaramos um banho matinal quentinho, ai já estava quente, fazia uns 5ºC. Depois partimos para Machuca, um pequeno vilarejo onde é servido churrasquinho de Llhama e pasteis de queijo de cabra, tudo muito bom, além de vários expositores de artesanato local.
Chegamos de volta em são Pedro e resolvemos fazer o passeio do vale de La luna e vale de La muerte, igualmente incrível, entramos em uma mina de sal desativada e vimos o pôr do sol.
Bom, como falado antes a coisa em Machu Pichu está terrível, e tínhamos poucas informações, porém tínhamos resolvido já que não iríamos mais até, lá e ficamos todos incumbidos de buscar informações e estudar a nova realidade, pois mesmo que o acesso seja liberado. Imagino que as pessoas da região não tenham clima e nem tempo para nos atender, pois todas terão que refazer suas vidas e como diz o velho ditado, “muito ajuda quem não atrapalha”, e como não vamos ajudar....
Um lance desta noite foi que com diria meu mestre, ídolo e guru, Jair, grande companheiro da Eletrosul, me senti mijado, pois ao tentar reunir informações fui acusado, por alguns, de querer direcionar o grupo e esconder informação, que, aliás, nem tinha, mas tudo bem sou acostumando a levar mijadas sem motivo...hehehe Pra mim até isso é diversão (alô, alô, câmbio...).
Estudei vários roteiros e opções, o que não é fácil, pois estava tudo mu tio bem planejado pela Ana com um auxílio incrível di Silvio que mesmo a distância continua nos ajudando e mu tio, valeu.
Após este evento resolvemos que iríamos pela manha em uma agencia de viagens para saber se Uyuni estava aberto, podendo ser visitado de moto, ao que nos disseram que não conseguiríamos percorrer todo o salar de moto, mas uma parte sim, o que nos fez resolver manter o roteiro original, porém sem a sonhada Machu Pichu, que ficará para uma próxima, porém faremos uma viagem onde espero, continue tudo como até agora tranqüilo, seguro e muito bem planejado, pois informação é tudo.
Abraço a todos.

1. Graciano, botei mais um link de previsão do tempo (La Paz) no blog do projeto Andes. Viu só, a filosofia do mestre Jair vale até no Chile. Vamo que vamo rumo à La Paz, dá um abraço no companheiro Evo.